Bem-vindo ao
Fórum Guanambiense de Educação Ambiental
Meio ambiente saudável: uma escolha perfeita!
O Fórum Guanambiense de Educação Ambiental constitui-se, no âmbito do município de Guanambi e região, de um espaço permanente de discussão e deliberação de políticas de Educação Ambiental.
Eixos temáticos
Meio Ambiente e Educação numa perspectiva crítica.
Apresenta e discute questões ambientais da nossa época, tais como: efeito estufa, destruição da Camada de Ozônio, conservação do meio ambiente, implicações do desmatamento na fauna e na flora regional, o desenvolvimento sustentável e o agronegócio.
Proposições e práticas em Educação Ambiental
Apresenta conteúdos e metodologias para discutir questões ambientais na educação formal, não-formal e informal, de maneira crítica e reflexiva. Avalia e propõe conteúdos curriculares, projetos de pesquisa e extensão, bem como, experiências que sejam capazes de formar, informar e intervir na realidade em que vivem educadores, educandos e sociedade em geral, nos diversos espaços sociais.
Políticas públicas de Educação Ambiental
Discute a legislação ambiental em âmbito nacional, estadual e municipal. Apresenta a gestão e as políticas públicas para a preservação do meio ambiente, fiscalização e punição aos degradadores ambientais. Discute também o papel da sociedade organizada para a preservação e/ou conservação do meio ambiente, através dos conselhos, colegiados e fóruns específicos para essa finalidade.
Convite
Conforme o Art. 2º da Lei 9.795/99, “A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”. Assim, visando o comprometimento de pessoas e instituições dos diferentes setores da sociedade guanambiense e regional na formação, reflexão e desenvolvimento de ações vinculadas à Educação Ambiental, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Conselho de Meio convida a comunidade guanambiense e regional a participar do nosso Fórum Guanambiense de Educação Ambiental.
Jairo Silveira Magalhães
Prefeito de GuanambiMaristela de Souza Teixeira Cavalcante
Secretária de EducaçãoHélio Pereira da Silva
Secretário de Agricultura e Meio AmbienteParticipe! Apresente trabalhos!
Inscrever-meA sociedade, através da cultura, ocupou os espaços e tempos e foi transformando o ambiente em que vive, muitas vezes, de forma predatória e exploratória, sem se preocupar com as gerações futuras. Dessa forma, nos 100 anos de emancipação política de Guanambi, ocupamos essa área de maneira desordenada e pouco cuidadosa com a natureza que nos rodeia, basta olhar um álbum de fotografias ou refletir as obras de arte que retratam o Guanambi de 100 anos atrás que veremos lagoas, lajedos, fauna e flora em abundância, onde, atualmente, em nome do progresso, se observa muita degradação e até espécies animais e vegetais ameaçadas. Assim, Inaugurando os próximos 100 anos, é da nossa responsabilidade construir, juntamente com o poder público e sociedade organizada, uma nova agenda que, garanta programas e políticas, visando não apenas o desenvolvimento sustentável, mas, sobretudo uma sociedade sustentável. Não se trata de um olhar ingênuo e sim, de um compromisso ético e político de que o desenvolvimento sustentável seja nossa práxis cotidiana, seja do governo ou da população em prol de uma vida com melhor qualidade para todos nós.